As pessoas emocionalmente inteligentes têm a capacidade de identificar e administrar melhor seus próprios sentimentos e emoções.
Alguém que tem inteligência emocional está ciente de seu próprio estado emocional, mesmo que seja de tristeza, frustração, estresse ou raiva. Uma pessoa emocionalmente inteligente, pode identificar seus sentimentos e gerencia-los, mas também pode sintonizar-se às emoções dos outros.
Quando outra pessoa está se sentindo angustiada ou desconfortável, pessoas inteligentes emocionalmente podem simpatizar com esses sentimentos. Isso as torna bons amigos, bons parceiros e bons líderes. Provavelmente, esse é o tipo de pessoa que você deseja em sua vida – o tipo que pode lidar com as próprias questões emocionais e até mesmo ajudar a apoiar nas suas.
A inteligência emocional pode ser crítica para nossa saúde e bem-estar, tanto físico quanto mental. Utilizamos nossa inteligência emocional para inspirar ou cuidar dos outros. Nós a usamos para liderar outras pessoas em buscas que valem a pena. Sem inteligência emocional, nunca poderíamos manter os relacionamentos de que precisamos para sermos felizes, não seríamos capazes de perdoar, formar amizades duradouras ou estabelecer conexões profundas com outras pessoas.
10 sinais de alta inteligência emocional
1. Refletir sobre os sentimentos
Parece simples e é. A inteligência emocional é em grande parte sobre a consciência, tanto de si mesmo quanto dos outros. A autorreflexão é fundamental, assim como a empatia, você pode não concordar com alguém, mas respeita seu ponto de vista. Refletir sobre os sentimentos é a chave para a cura emocional.
2. Controlar os pensamentos, ou a maioria deles
Você pode não ser capaz de controlar como se sente o tempo todo, mas pode controlar como reage monitorando seus pensamentos. Se você puder ter maior controle sobre seus pensamentos, poderá evitar de tornar-se escravo de seus sentimentos.
3. Aceitar críticas construtivas
Receber uma opinião ou crítica negativa não é divertido, mas mesmo quando é desnecessária ou falsa, pode ser usada como uma experiência de aprendizado. Pessoas emocionalmente inteligentes podem fazer a pergunta: “Como essa opinião ou crítica negativa pode me ajudar a melhorar?”
4. Pensar antes de agir
O simples ato de parar e pensar antes de agir – ou reagir – é um sinal de que você é capaz de considerar a adequação de sua reação e evitar tomar decisões precipitadas com base em um sentimento momentâneo. Essa habilidade é um bom sinal de inteligência emocional real.
5. Ser uma pessoa autêntica
Seja honesta(o) consigo mesma(o). Isso não significa que você irá expressar todos os pensamentos ou emoções, significa que se expressará guiada(o) por princípios.
6. Elogiar
Todo mundo quer ser apreciado e valorizado. Quando você elogia alguém por um trabalho bem feito ou por seu caráter, você gera autoconfiança nessa pessoa, isso é algo que as pessoas emocionalmente inteligentes não têm medo de fazer. Elogiar pode contribuir para a cura emocional das pessoas ao seu redor.
7. Pedir desculpas
É preciso coragem para se desculpar. Mas fazer isso demonstra empatia e humildade e fará com que os outros queiram estar perto de você. Faz parte do processo de cura emocional, pedir desculpas não significa necessariamente que você está errado, mas significa que você coloca o relacionamento acima do seu próprio ego.
8. Perdoar
Pessoas emocionalmente inteligentes podem superar um desentendimento ou uma ofensa. Elas sabem que guardar rancor não permite a cura emocional, que na verdade permite que os outros tenham controle sobre suas emoções. Elas provavelmente não esquecerão as mágoas do passado, pois às vezes essas informações podem ajudar a evitar que cometam os mesmos erros novamente – mas, em vez disso, o foco estará no perdão e em seguir em frente.
9. Servir aos outros
O altruísmo é uma das características de uma pessoa emocionalmente inteligente. Quando você está segura(o) em seu senso de identidade, naturalmente procura ajudar os outros e encontra uma maneira saudável de se doar.
10. Não permitir sabotagem emocional
Pessoas emocionalmente inteligentes podem sentir quando alguém está tentando manipulá-las e saber quando recuar. Elas estão atentas as suas percepções e não as ignoram.
As emoções aprisionadas podem interferir na sua inteligência emocional?
Quando você tem emoções aprisionadas – e acreditamos que a maioria das pessoas tem várias – você pode se encontrar facilmente repetindo algumas emoções. Por exemplo, você sente que facilmente fica com ciúmes, frustrada, ansiosa, se sente inútil ou culpada? Parece que suas reações às pessoas e circunstâncias têm um padrão que você não entende e que parecem até exageradas?
Pense desta maneira. Você não estaria mais propenso a sentir culpa, ansiedade ou inutilidade se alguma parte de você já estivesse se sentindo assim o tempo todo? Quando você tem uma Emoção Aprisionada, é basicamente isso que acontece. A energia física dessa emoção em particular pode estar alojada em qualquer parte do seu corpo, portanto, quando surge uma situação em que você pode sentir essa emoção, é muito mais provável que você a sinta com mais intensidade. Se você sente muito ciúme, pode ser que parte de você esteja em um estado de ciúme o tempo todo, através de emoções de ciúme que estão aprisionadas.
Faz sentido, então, pensar em como as Emoções Aprisionadas podem afetar sua inteligência emocional. Como você pode superar completamente uma experiência terrível se essas emoções que foram geradas ficaram aprisionadas e nunca deixaram seu corpo?
Você pode até pensar que superou um momento difícil em sua vida, mas percebe que algumas emoções ressurgem quando você experimenta algum tipo de evento desencadeador.
Depois que essas energias forem realmente liberadas, você poderá sentir que está mais forte para conquistar uma maior inteligência emocional.
Muitas pessoas, depois de passar pela experiência com o Código das Emoções, dizem sentir que sua capacidade de reconhecer, sentir e processar emoções é aprimorada. Seu senso de intuição e empatia são intensificados. Se você puder processar as emoções de uma forma mais eficaz, é menos provável que elas fiquem aprisionadas. Essas características estão no cerne da inteligência emocional.
Fonte: https://discoverhealing.com
Fonte da imagem:https://br.pinterest.com/pin/451485931404117589/
Tradução Livre por Carla Anschau.